A influência da tecnologia dentro e fora da sala de aula

Elsevier

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar:  
tecnologia

Aplicar tecnologia em sala de aula pode aproximar a metodologia de ensino do universo atual dos alunos, uma vez que os avanços se fazem presentes na rotina diária. A tecnologia vem transformando vidas em diversos âmbitos e não poderia ficar de fora da realidade acadêmica.

Hoje, desempenhamos muitas funções que dependem de recursos tecnológicos, seja para uma teleconferência ou para um simples bate-papo com amigos. Até mesmo a comida pode ser pedida através de aplicativos, os smartphones propagaram consumo e pesquisa. Tudo pode estar ao alcance de um simples toque, até mesmo a sua forma de lecionar.

As novas gerações já nasceram conectadas e não existe um meio de separar a nova realidade desse perfil profissional que só tende a crescer. Chamados de millennials, eles esperam chegar à faculdade, ou ao mercado de trabalho, e não encontrar mais o método tradicional. É preciso inovar para atrair.

A tecnologia em sala de aula

Atualmente, as dezenas de aparelhos aos quais temos livre acesso, fizeram com que a busca por conteúdo se tornasse ainda mais frequente, porém, existe uma ressalva, são fontes confiáveis ou não?

Existe uma ampla gama de sites, fóruns, aplicativos e outras ferramentas que possibilitam essas pesquisas, o que abre um leque para todo e qualquer tipo de conteúdo.

A evolução faz com que a informação seja atualizada em tempo real, mesmo quando falamos de livros consagrados. Muitos deles já possuem acesso on-line em versões em inglês, nutridos diariamente de acordo com as necessidades do segmento e suas novas descobertas.

Utilizar tecnologia em sala de aula acaba despertando maior interesse dos alunos, além de proporcionar motivação e engajamento. Tal fator faz com que o ensino possa ser personalizado de acordo com as necessidades do docente e dos estudantes, aproximando a vida real da disseminação de conteúdos.

Alguns recursos simples podem ser o diferencial na aplicação do plano de aula, como: vídeos, infográficos, imagens, animações e outros. Eles acabam servindo como um suporte à fala, que mantém os alunos sempre em sintonia com o que está acontecendo, além de tornar a aula mais dinâmica, interessante e interativa.

Além disso, o simples fato de se aplicar a tecnologia em sala de aula, estimula os alunos na utilização de smartphones, tablets ou computadores, não só para momentos de lazer, mas para pesquisas científicas, participação de fóruns e/ou download de e-books, possuindo assim, cada vez mais base para os estudos.

Repassando o que vimos neste post

  • A tecnologia presente no ensino;
  • Gerações conectadas à tecnologia;
  • Tecnologia como diferencial em sala de aula;
  • Aplicação da tecnologia como base de estudos.

Baixe agora nosso App:
Google Play
Apple Store

Compartilhar: